domingo, 17 de fevereiro de 2013

Hospital MadreCor inaugura PET-CT


Aparelho é um dos mais modernos no diagnóstico do câncer e doenças cardíacas

A população da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba agora conta com um serviço especial, encontrado em poucos centros de saúde do Brasil: os exames por imagem feito por meio do aparelho PET-CT. 

O Hospital e Maternidade MadreCor, localizado em Uberlândia -MG, inaugurou, no início de fevereiro, a máquina que é considerada uma das mais modernas encontradas na América Latina.

 “O Hospital traz para nossa região o melhor equipamento disponível no mercado mundial (mCT da SIEMENS), atualmente em operação apenas nas grandes capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília). Foi um excelente investimento, pois, com ousadia e pioneirismo, o MadreCor disponibiliza para Uberlândia duas das mais avançadas tecnologias, disponíveis no cenário moderno da medicina, que possibilitam diagnosticar, de modo cada vez mais precoce e preciso, as duas maiores causas de morte: doenças cardiovasculares e câncer”, avalia Dr. Giovany Silva Pereira, coordenador do setor de exames de medicina nuclear do MadreCor.

Entre os benefícios gerados pela máquina estão: a melhora da capacidade de diagnóstico do exame através da qualidade de imagem com aplicações clínicas avançadas, capacidade de adaptação virtual a todos os pacientes e necessidades clínicas e abertura ampla o que facilita o posicionamento e diminui a claustrofobia do paciente. 

O procedimento oferece um diagnóstico precoce e com alta precisão de doenças oncológicas (do câncer) e problemas do coração de uma forma não invasiva favorecendo um tratamento eficiente e incisivo.

Uma inovação no diagnóstico de doenças através de imagens de altíssima resolução com tecnologia avançada e moderno sistema de reconstrução.

Diversidade de exames e equipe 
O serviço de PET/CT do Hospital MadreCor, além de Imagem Molecular está estruturado para executar também Angiotomografias em geral e especialmente AngioTC de coronárias. Estrutura que demanda uma equipe multidisciplinar para adequada operação. São profissionais altamente capacitados e que se atualizam constantemente por meio de cursos, jornadas, congressos e estágios fora, inclusive leituras de periódicos científicos.

A equipe foi composta em parceria com Medicina Nuclear do Triângulo – MNT.  São cardiologistas, médicos nucleares, radiologista, supervisores de radioproteção certificados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN - sendo dois médicos nucleares e um físico nuclear -, além de biomédicos, enfermeiros e técnicos de radiologia. “Estes, nos últimos meses, passaram várias semanas acompanhando serviços similares em centros de referência nacional”, informa Dr. Giovany.

“Nós investimos no que há de mais moderno para oferecer um serviço voltado para a medicina nuclear de qualidade e inédito na região. Nossas expectativas são as melhores, pois temos a certeza de que estamos munidos de uma equipe técnica totalmente capacitada para a realização dos exames”, ressalta o diretor técnico do MadreCor, Dr. Sebastião Borba.

via Érica Magalhães | MF