quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ponto de Cultura incentiva produção textual e criação de arranjos musicais


Oficinas de música e literatura são oferecidas para alunos e professores da rede pública

Os alunos do Ponto de Cultura “Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola” participaram de oficinas onde foram realizadas atividades relacionadas aos parâmetros do som e da produção textual. 

O objetivo foi incentivar a percepção sobre os conceitos de intensidade, timbre e altura do som e, ainda, ampliar o repertório dos alunos, que desenvolveram um arranjo feito com sacolinhas de plástico usadas para a música “Trenzinho Caipira”.

Nas atividades de produção textual, a proposta foi a realização de um texto coletivo em que todos os alunos participaram: enquanto alguns eram revisores e redatores, outros contribuíram com ideias para a história.

Segundo a oficineira do Projeto, Ana Lopez, os alunos estão produzindo um livro. “No livro, encontraremos um guia sobre como fazer vários tipos de brincadeiras, poemas sobre a infância, viagens fantásticas, tesouros escondidos por piratas e até recomendações aos pais”, conta Lopez.

Ao final do ano, o livro será lançado juntamente com uma apresentação artística para a comunidade, que conhecerá as histórias escritas e desenhadas, e os arranjos de músicas e de brincadeiras criados pelos meninos.

Oficina com Educadores
Durante o primeiro semestre de 2012, foram realizadas seis oficinas com educadores, três em cada escola. Nas oficinas, mais atividades artístico-culturais foram vivenciadas como forma de ampliar o repertório cultural dos professores participantes e como possibilidade de aplicação em sala de aula. Além disso, foram promovidas formações para postagem no blog do projeto e discussões sobre o desenvolvimento humano promovido pela vivência da arte.

Também está programada a participação dos educadores no “Alvorada Cultural”. O evento será uma oportunidade para os educadores divulgarem o trabalho que estão desenvolvendo com seus alunos e de conhecerem as ações de outros Pontos de Cultura, que também estarão expondo seus trabalhos no evento.

Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola é um Ponto de Cultura realizado pela Associação EMCANTAR por meio do convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura, em parceria com as Escolas Estaduais Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubitschek em Uberlândia, Minas Gerais.

Mais informações

Douglas Luzz | Ciclo