terça-feira, 24 de abril de 2012

Novo investimento da Prefeitura oferece mais opções de qualificação


Ilustração/Araípedez Luz P10

Um convênio firmado pela Administração Municipal na manhã desta terça-feira (24), possibilita a construção de uma nova unidade para a realização de cursos profissionalizantes. 

O anúncio foi feito pelo prefeito Odelmo Leão, em solenidade realizada no Centro Administrativo para assinatura de convênio entre a Prefeitura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG) e a Central Geral do Dízimo (CGD) – Pró-Vida, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg Regional Vale do Paranaíba). Autoridades, estudantes, representantes comunitários e de entidades prestigiaram a cerimônia.

“Este investimento representa mais desenvolvimento para o nosso povo. É uma grande conquista para jovens e famílias, fruto de uma parceria solidária entre a iniciativa pública, entidades e organizações sociais. Um ato que oportuniza a profissionalização, melhora a qualidade de vida da população e a oferta de mão-de-obra qualificada às empresas e indústrias, além de criar um padrão de excelência em serviços prestados no município”, expôs o prefeito.

Odelmo Leão na assinatura do convênio 
O Centro de Formação Profissional Dr. Celso Charuri será construído em um terreno de 20 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura, no bairro Santa Rosa, próximo ao Distrito Industrial Norte. A CGD – Pró-Vida irá executar a obra e equipar a unidade. Já o Senai oferecerá o projeto pedagógico a ser desenvolvido no local. “Trata-se de um trabalho conjunto que tem um significado especial para a comunidade. Sem o empenho da Prefeitura de Uberlândia, seria impossível executar esta obra”, salientou Lúcio Sampaio, diretor regional do Senai.

Serão 3.600 metros de área construída, divididos em dois prédios. O local será arborizado e contará com salas, laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva, estacionamento, portaria, cantina e oficina de aprendizagem. “Quando esta escola estiver pronta, todos poderão ver um exemplo dado por homens de boa vontade, que acreditaram no poder da educação. Daqui há aproximadamente 15 dias, entraremos em contato com as empreiteiras, para que sejam apresentadas as propostas e assim possamos começar logo as obras”, apontou Flávio José Ensina, diretor da Pró-Vida.

Uberlândia apresenta demanda média anual por qualificação profissional de 400 jovens aprendizes, 850 qualificações básicas e 250 qualificações de técnicos de nível médio. Para atender a procura apontada em pesquisa, o Senai-MG irá desenvolver no novo centro de formação cursos nas áreas Automotiva, Eletroeletrônica, Informática e Metalmecânica.

A intenção é iniciar as atividades com 750 alunos e ampliar as vagas até chegar ao número de 2.220 alunos, capacidade total da unidade. Os cursos serão ministrados em três turnos. A obra permitirá a ampliação de cursos oferecidos pelo Senai, no bairro Roosevelt, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho e por outras instituições em diversos bairros da cidade. A inauguração do novo espaço está prevista para 2013, com início das aulas no segundo semestre.

Pró-Vida 
A Central Geral do Dízimo – Pró-Vida é uma iniciativa do Movimento Pró-Vida, fundado na década de 70 pelo médico e psicanalista paulista Celso Charuri, falecido em 1981. Em Uberlândia, é representada pela Associação Dr. Celso Charuri. Após mais de 30 anos de atuação, a Pró-Vida e suas afiliadas realizaram 8.638 doações, das quais 8.172 no Brasil e 466 no exterior (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Guatemala, Grécia, Itália, Portugal, Congo, Egito, Etiópia, Madagascar, Mali, Moçambique, India e Líbano).

Com base nos dados fornecidos pelas entidades, as doações realizadas pela Central Geral do Dízimo – Pró-Vida e suas afiliadas no Brasil atenderam, de 2004 a 2011, 1.726.885 de assistidos nas áreas de amparo a dependentes físicos e mentais; à família e maternidade; a crianças; adolescentes e idosos; à saúde; a entidades de assistência social e de educação hospitais; integração ao mercado de trabalho e proteção à cidadania.

De 1998 a 2011, a Pró-Vida doou oito escolas profissionalizantes, que formaram, nesse período, mais de 55 mil alunos. A nona escola será entregue ainda neste ano em Campo Grande (MS) e a décima é a de Uberlândia. “Charuri deixou um grande legado: somos responsáveis pela construção de um mundo melhor e mais digno. Fazer o bem para as pessoas e incentivar a criação de ideias que beneficiem a comunidade são lições importantíssimas para todos nós”, declarou o prefeito Odelmo Leão.

via Secom PMU

Leia também:

Uberlândia ganha nova unidade do Senai