sábado, 8 de outubro de 2011

Produções romenas são destaques do Cineclube Cultura

As produções romenas são o tema do Cineclube Cultura deste mês de outubro. A programação segue neste sábado (8) e domingo (9), às 20h, com dois filmes que retratam o cenário político vivido pela Romênia durante o regime ditatorial. Os roteiros são marcados pelo comunismo no país e construídos a partir das histórias pessoais dos personagens. As produções são reforçadas por estéticas marcadas por tomadas longas e diálogos deliberadamente naturais.

O Cineclube Cultura é realizado na Oficina Cultural de Uberlândia, praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho, sempre às 20h. A entrada é franca. 

Confira a programação: 

Dia 08 – sábado - Contos da era dourada (Amintiri din epoca de aur, França, Romênia, 2009)
Direção de Hanno Höfer, Razvan Marculescu...
Com Diana Cavallioti, Radu Iacoban, Vlad Ivanov


Cinco episódios recriam alguns dos mitos urbanos mais populares da Romênia durante o regime ditatorial de Ceausescu. São histórias que mostram uma forma bem humorada de lidar com tempos difíceis que, ironicamente, a propaganda oficial batizou de Época de Ouro. Repleto de regras absurdas, como a de que o presidente era proibido de tirar o chapéu na presença de representantes de nações ocidentais, o partido comunista tornou a vida no país, em muitos aspectos, um grande palco surrealista. Cor, 155 min 

Dia 09 – domingo – Como eu festejei o fim do mundo (Cum mi-am petrecut sfarsitul lumii, Romênia, França, 2006)
Direção de Catalin Mitulescu
Com Doroteea Petre, Timotei Duma, Anca Ahrfrescu, Ioan Albu


Em 1989, em um colégio de Bucareste, Eva e seu namorado Alexandru quebram, acidentalmente, o busto do ditador Ceausescu. Por causa deste acontecimento, Eva é expulsa da União de Jovens Comunistas e mandada para um reformatório. Enquanto isso, seu irmão mais novo, Lalalilu, faz grandes planos de vingança: um atentado contra Ceausescu, que visitará em breve sua escola. Cor, 101 min.

via Secom PMU
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.