domingo, 13 de março de 2011

Mostra de filmes retrata vida de mulheres do Oriente

A partir de segunda-feira (14), às 20h, o Teatro de Bolso do Mercado Municipal receberá a Mostra "Mulheres do Oriente em Zona de Conflito", promovida pela secretaria de Cultura em parceria com o SESC Nacional e SESC Minas. A ação é uma homenagem ao mês das mulheres.

 

 Durante três dias, cinéfilos poderão assistir longas dirigidos por Liz Gill, Eran Riklins e Samira Makhmalbaf, onde histórias de palestinas, libanesas e afegãs apresentam um olhar especial sobre a posição da mulher dentro da sociedade.

 

Confira programação:

 

 

Segunda-feira (14)

 

LEMON TREE (Direção de Eran Riklins)

Salma Zidane (Hiam Abbass) é uma viúva palestina que vive da plantação de limões. Com a mudança de seu novo vizinho o Ministro da Defesa, Israel Navon (Doron Tavory), ela se sente ressabiada, pois a partir desse momento sua plantação de limões é ameaçada para garantir a segurança do Ministro.

Após a exibição deste filme teremos um bate-papo com a psiquiatra Drª. Salma Amâncio Abdumassih.

 

Terça-feira (15)

 

SOB O CÉU DO LÍBANO (Direção de Liz Gill)

Lamia (Flavia Béchara) é uma jovem libanesa de 16 anos que ainda vive resquícios de sua infância. Com Líbia e Israel em guerra sua família foi separada, ela sendo prometida para seu primo que está do lado de Israel é ofertada pela sua tia através de um megafone, seus dotes físicos e qualidades são negociados, porém quem se interessa pela descrição da garota é um soldado israelita Youssef (Maher Bsaibes) que vigia a fronteira. Um filme inspirado na obra de "Romeu e Julieta" de William Shakespeare.

Após a exibição deste filme teremos um bate-papo com o artista plástico Edmar de Almeida.

 

Quarta-feira (16)

 

ÀS CINCO DA TARDE (Direção de Samira Makhmalbaf)

Nogreh (Agheleh Rezaïe) é uma mulher afegã solteira e politizada. A jovem freqüenta a escola escondida do pai e almeja o cargo de presidente do Afeganistão. Em seu caminhar Nogreh nos apresenta a tradição religiosa, o preconceito e a violência contra os muçulmanos, além da miséria, da fome e do desespero que o povo afegão enfrenta desde o início da guerra.

Após a exibição deste filme teremos um bate-papo com o cineasta Carlos Segundo.

 

Onde: Teatro de Bolso do Mercado Municipal

Local: Rua Olegário Maciel, 255, Centro

Horário: 20h

Entrada franca

 

Janaína Sorna | Secom PMU 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.