segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cemig leva arte e informação às escolas

Com a idéia de comunicar, de forma agradável, mas eficaz, os cuidados que a população deve ter com a energia elétrica, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig está produzindo painéis educativos com temas ligados à segurança com a eletricidade em situações cotidianas. A iniciativa está presente nos muros de 10 escolas estaduais e municipais de Uberlândia e na subestação Uberlândia 6, localizada no bairro Vigilato Pereira. 

O objetivo é orientar e esclarecer, buscando reduzir o número de acidentes envolvendo a comunidade em situações corriqueiras, através de simples cuidados e atenção. Os desenhos retratam situações de risco envolvendo cabos partidos, pipas, manuseio de antenas e materiais de construção civil em contato ou próximos à rede elétrica. 

Essa prática faz parte da busca constante de alternativas para elevar o grau de conhecimento da população sobre esse produto, a energia, que é entregue continuamente a quase sete milhões de clientes no Estado. 

Outras ações, com a mesma finalidade, são realizadas ao longo do ano, como parte da Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População – Cepap, através de palestras em escolas, construção civil, igrejas e encontros comunitários em parceria com as prefeituras, além de blitze no trânsito. 

O projeto acontece em todo o Estado. Na região, além de Uberlândia, a iniciativa está presente em Araguari, Ituiutaba, Tupaciguara, Indianópolis, Cascalho Rico, Centralina, Monte Alegre de Minas, Araporã, Prata, Campina Verde, Ipiaçú, Canápolis, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Gurinhatã e Santa Vitória. 

Como funciona
A Cemig busca, no mercado local, artista plástico, pintor ou outro profissional com experiência comprovada e que já desenvolva trabalhos na cidade. Os desenhos seguem uma política de comunicação da Empresa com questões relacionadas à segurança de terceiros.

Segurança em casa
·         Ao manusear trilhos de cortinas ou qualquer objeto semelhante, fique atento para  que eles não saiam pelas janelas e encostem nos cabos da rede elétrica.

·         Nunca instale antenas de TV e rádio debaixo ou próximo da rede elétrica e esteja certo de que elas não irão tocar na rede elétrica em caso de queda.

·         Não faça "gatos" ou instalações clandestinas na rede elétrica. Além de ilegais, eles sobrecarregam o sistema elétrico e podem provocar acidentes.

Segurança na construção civil
·         Antes de transportar ou manusear vergalhões, tábuas, canos e calhas verifique a distância da rede elétrica em relação à obra e, se necessário, instale barreiras protetoras.

·         Quando for operar guindastes, caminhões, caçambas, gruas e retroescavadeiras tome cuidado com as redes aéreas e subterrâneas.

·         Ao içar ou descer materiais através de carretilhas, roldanas, elevadores ou guinchos tenha cuidado para não tocar na rede elétrica.

Segurança no campo
·         Ao fazer sua instalação elétrica rural, não coloque postes debaixo da rede da Cemig.

·         Cercas próximas à rede elétrica devem ser seccionadas e aterradas em vários pontos. O aterramento conduz a energia para o solo e reduz o risco de choque.

·         Não faça queimadas debaixo da rede elétrica. O fogo pode atingir a rede elétrica e causar interrupção de energia a cidades inteiras.

Mesmo com esses cuidados outros fatores podem provocar danos à rede elétrica, como chuvas, raios e sobrecargas. Nesses casos, ligue para o Fale com a Cemig - telefone 116, a ligação é gratuita. A Agência Virtual, disponível no site da Cemig (www.cemig.com.br), também oferece diversos serviços com conforto e segurança. 

Ivan Magela Rodrigues | Cemig

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.