quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Estudantes da universidade da Califórnia fazem visita técnica em Uberlândia

UC&VB e a Agência de Intercâmbio Student Travel Bureau (STB) apoiaram a visita 

            Uberlândia recebeu de 14 a 17 de agosto onze alunos e um professor da Cal State, universidade da Califórnia (EUA), que fizeram visitas técnicas em cinco cidades do Brasil. O grupo veio conhecer a gestão de algumas empresas a fim de analisar como a atividade destas se desenvolve nos municípios e verificar em que segmentos a região possui maior potencial.

            As visitas técnicas são visitas realizadas em empresas e instituições reconhecidas por sua expertise. O objetivo destas pode ser a compra de produtos, benchmarking (observação de boas práticas), aprendizado ou, simplesmente, a curiosidade. Resultam na difusão de boas práticas, gerando negócios ou a promoção destas empresas.

            A visita destes estudantes é a realização de um projeto desenvolvido pelo professor Cláudio Paiva, professor de administração na universidade da Califórnia. Nascido em Uberlândia e conhecedor de seu potencial econômico, a inseriu como parte das cidades avaliadas durante a visita técnica, devido à sua diversidade econômica, número de indústrias e empresas das mais diversas atividades e atuações. O projeto foi totalmente aprovado e financiado pela Cal State.

            A troca de informações permite que o conhecimento adquirido pelos estudantes seja disseminado em sua cidade de origem. A visita técnica faz parte de uma prática obrigatória em cumprimento à avaliação de disciplinas acadêmicas. Após a visita é possível dissertar o que foi vivenciado.

            Conhecer de perto os mais diversos setores da economia e o funcionamento do mercado de trabalho global é oportunidade ímpar para quem pretende seguir uma carreira de sucesso. O grupo chegou ao Rio de Janeiro no dia 09 de agosto, primeira cidade a fazer parte do projeto, visitou o estado do Pará, São Jose dos Campos, São Paulo e Ribeirão Preto. Uberlândia encerrou a programação com visitas à Usina de Miranda, empresas do Grupo Algar e o Praia Clube, onde conheceram seus aspectos administrativos e tiveram momentos de lazer.

            Lucy Crosara, vice-presidente do UC&VB, diretora da Agência de Intercâmbio Student Travel Bureau (STB), explicou que a Global Office foi a responsável pela logística da viagem. "Os estudantes ficaram encantados com a cidade de Uberlândia e a forma com que foram recepcionados", disse Lucy.

            O Uberlândia Convention utiliza diversas estratégias para a promoção da cidade e para a captação de eventos. Em parceria com o Sebrae e com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberlândia, no Projeto de Turismo de Negócios e Eventos diagnosticou-se o grande potencial de nossa cidade para a implementação das visitas técnicas, seja como atrativo para os eventos ou produto independente do turismo. "O Convention Bureau apoia ações como estas e reconhece o potencial das visitas técnicas como atrativos para os eventos, aliar a discussão ou o estudo de determinado tema com a observação prática é algo que poucos destinos podem oferecer", declarou o presidente do UC&VB, Luiz Gustavo.


Alitéia Milagre | Serifa

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.