terça-feira, 27 de julho de 2010

Meta da etapa rural da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal deve ser superada

Termina nesta sexta-feira (30) a etapa rural da Campanha de Vacinação contra a raiva animal. Desde o dia 28 de junho, início da imunização, cinco equipes do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) percorrem fazendas, assentamentos e distritos. Mais de sete mil cães e gatos (6629 cães e 842 gatos) já foram vacinados.

Segundo a médica veterinária do Programa de Controle da Raiva Animal, Ana Claudia Borges, a meta deve ser superada. "O objetivo é imunizar oito mil animais, mas devemos ultrapassar esse número. A quantidade de cães aumentou muito na zona rural. Isso é reflexo da falta de controle populacional", disse.

 

Etapa Urbana

 

De 9 a 14 de agosto começa a etapa urbana da Campanha. Cerca de 60 mil animais com mais de 3 meses de vida devem receber a dose. "A diferença desta etapa é que as equipes estarão distribuídas em postos de vacinação pela cidade, por isso é importante ficar atento ao cronograma para não perder o prazo", disse Ana Claudia.

 

Raiva

 

A raiva é transmitida por lambeduras, mordeduras e arranhaduras de animais contaminados com o vírus. "A doença está controlada em Uberlândia há 22 anos sem nenhum caso registrado", destacou a médica veterinária.

Em caso de acidentes e ataques com cães, os pacientes são encaminhados para a UAI Martins, referência no atendimento. "Lá as vítimas recebem as doses da vacina e o cão é cadastrado. A Unidade repassa os relatórios para o CCZ e fazemos o acompanhamento dos animais agressores", ressaltou Ana Cláudia.

 

Cristiano Sobrinho

Secom PMU

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.