terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Foi comemorado nesta segunda, 26/04 a Campanha EU SOU 12 POR 8 – Esta Campanha eu carrego no peito, alusiva ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, irá acontecer na Unidade Básica de Saúde Arnaldo Godoy de Souza – Bairro Custódio Pereira, Av. Tito Teixeira, 1236 bairro Custódio Pereira, onde diversas atividades estão programadas, envolvendo a participação comunitária, bem como aferição de pressão durante todo o dia.
 
PROGRAMAÇÃO:
7h00 - De bem com a Vida - Oficina de Unibiótica - técnica coreana que propõe que as pessoas cuidem adequadamente da própria saúde. Busca equilíbrio da saúde do corpo e da mente.
8hoo - Café da Manhã e Abertura Oficial da Campanha "Eu sou 12 por 8."
8h30 - Hipertensão: Conhecer Prevenir e Tratar - Dra. Maria Luiza Mendonça - médica endocrinologista e coordenadora do programa de Hipertensão e Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde.
9h00 - Al-Anon: Compreensão de nós mesmos - Os grupos familiares Al-Anon são uma associação de parentes e amigos de alcoólicos que compartilham sua experiência, força e esperança, a fim de solucionar os problemas que têm em comum. Dona Maria da Glória - membro Al-non do bairro Custódio Pereira.
9h30 - A Hipertensão Arterial e as Emoções: uma reflexão sobre como nossas emoções interferem em nossa saúde física. Psicóloga Marisa Luedi.
10h00 - O Controle da Ansiedade e do Stress na palma das mãos: Oficina de Artesanato - Facilitadoras Ana Maria Moreira e Marisa Luedi.
10h30 - Menos Sal e Mais Saúde - Vantagens do baixo consumo do sal no controle da hipertensão Arterial - Gabriela Dalcin Durante - Nutricionista.
11h00 - O Impacto da Atividade Física na sua Pressão - Por que a atividade física é a grande aliada da saúde? Gustavo R. Chaves - Fisioterapeuta.
11h30 - Cuidados com medicamentos e Dicas Práticas no uso de Medicações - Enfermeira Barbara Nascimento Lima.
13h30 - Você sabe qual é o seu peso ideal? Descubra seu índice de massa corporal. Nutricionista Gabriela Dalcin Durante.
15h00 - Atividade Física: pratique esta idéia - Aula prática com Educador físico Helinho e Fisioterapeuta Gustavo.
16h00 - Encerramento e Café da Tarde.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é uma campanha de cunho nacional, cujo objetivo principal é educar a população quanto à importância da prevenção e cuidados com a pressão alta ou hipertensão, pois é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Diante do número de óbitos anuais causados por doenças cardiovasculares – mais de 300mil/ano – tornou-se necessário investir na sua prevenção e controle. É uma responsabilidade social que define nosso comprometimento com o desenvolvimento da organização e do país como um todo. A data de realização da campanha, dia 26 de Abril, foi regulamentada pelo Projeto de Lei do Senado Federal, 151, de 12.08.98.
 
É por isto que a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia vem realizando anualmente a campanha pela conscientização dos riscos da pressão alta.
 
Clique neste dois link e baixe as fotos do evento:
 
http://picasaweb.google.com/Fotos.Boletim.da.Saude/Fotos2010DiversasAcoes#5464548947133589458
 
www.boletimsaudeudi.blogspot.com
  

Renato Cury
Jornalista Mtb 07547JPMG
(034) 8837-4957 / (034) 3253-5416
www.renatocury10.blogspot.com

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.