quinta-feira, 11 de março de 2010

Procon promove Semana de Defesa do Consumidor

            Para comemorar o "Dia Internacional de Defesa do Consumidor" a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realiza de 15 a 19 de março, atividades de conscientização e orientação para a população. "Com a Semana de Defesa do Consumidor vamos levar informações para as pessoas que ainda não sabem quais são seus direitos. Estamos formando cidadãos cada vez mais conscientes", destacou o superintendente do Procon, Franco Cristiano.

            Em parceria com a Câmara Municipal de Uberlândia, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Comercial de Uberlândia (ACIUB), o Procon vai realizar palestras, peça de teatro, entrega de comenda à Empresa Amiga do Consumidor e Consumidor Consciente e apresentação dos resultados do Procon em 2009. "Queremos formar facilitadores que nos auxiliem a cumprir o que determina o Código de Defesa do Consumidor. Com o apoio da OAB por exemplo, vamos orientar os advogados sobre os direitos e deveres do consumidor", ressaltou Franco Cristiano.

Neste ano, o Código de Defesa do Consumidor, que amparou a população com legislação própria para defender os seus direitos, completa 20 anos. "Nunca tivemos uma sociedade tão esclarecida, que busca ajuda quando se sente lesada por uma empresa ou prestador de serviço. Os consumidores não se sentem mais constrangidos em procurar ajuda", explicou o diretor.

Por dia, o Procon atende cerca de 100 reclamações de consumidores insatisfeitos, que querem resolver o problema. "Algumas empresas já estão buscando se adaptar e agir de acordo com o código. Outras insistem em descumprir a legislação e tentam enganar os consumidores, que muitas vezes recorrem ao Procon e têm o seu problema resolvido", disse Franco Cristiano.

Só no ano passado foram aplicadas multas que somaram mais de R$ 1,4 milhões de reais, para as empresas que descumpriram o que determina a legislação. "As campeãs de reclamações ainda são as empresas de telefonia", finalizou o superintendente do Procon, Franco Cristiano.

 

Secom PMU
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.