quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho fecha 2009 com cerca de 80 mil atendimentos por mês

            Esse ano vai ficar marcado para as pessoas que utilizam os serviços da área social da Prefeitura de Uberlândia. Foi em 2009, que todos os projetos sociais foram reunidos no BemSocial. São mais de 30 programas. No dia 16 de novembro, o projeto de lei de autoria do prefeito Odelmo Leão, foi aprovado por maioria absoluta na Câmara Municipal de Uberlândia. "Isso garante mais transparência e agilidade no serviço prestado à população de Uberlândia, e também a continuidade dos serviços prestados nos próximos anos", afirmou o prefeito Odelmo Leão.


            "Fechamos 2009 com uma média de quase 80 mil atendimentos mensais. Cuidar bem das pessoas que mais precisam é um compromisso do prefeito Odelmo Leão", ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social, Iracema Barbosa Marques.


           Outra novidade foi a descentralização do atendimento de Assistência Social que antes era feito apenas no Centro Administrativo da Prefeitura. "Os serviços foram levados para perto das famílias, em seis bairros da cidade. Isso evita a permanência por muito tempo em filas e agiliza o atendimento", destacou a secretária.


Agora, os atendimentos são feitos nos BemSocial Núcleo de Atendimento Assistencial dos bairros: Jardim Brasília, Custódio Pereira, Mansour, Marta Helena, Morumbi e São Jorge. "São regiões estratégicas, escolhidas para facilitar o acesso da população. Além delas, o atendimento continua sendo feito na Prefeitura de Uberlândia", explicou Iracema Barbosa Marques.

 

Idosos ganham mais vagas nos CEAI

 

            No mês de outubro, uma festa marcou a inauguração de mais uma unidade do BemSocial Centro Educacional de Assistência Integrada (CEAI) IV. Mais 500 vagas disponíveis no bairro Guarani. "A unidade possui salas de Fisioterapia, Atividades, Alfabetização, Informática, Salão, além de piscina coberta e aquecida para a prática de hidroginástica", enfatizou a secretária.

            O aposentado Valdivino Rodrigues, 62 anos, mora no bairro Tocantins e foi um dos primeiros a se inscrever nas atividades do BemSocial CEAI IV. "A hidroginástica é muito importante para a minha saúde. Só temos a agradecer a Prefeitura de Uberlândia por essa obra", ressaltou o aposentado.


            O BemSocial CEAI IV foi construído ao lado do Condomínio do Idoso. Os moradores do Condomínio têm acesso direto a unidade e podem participar de todas as atividades.


           Além da inauguração da quarta unidade, a Prefeitura ampliou o atendimento em todas as unidades dos BemSocial CEAI. "Fizemos um trabalho de reestruturação para ampliar o atendimento. Passamos a oferecer neste ano 10.727 vagas, quase o dobro que em 2008", acrescentou Iracema Barbosa Marques.


           Ainda de acordo com a secretária a população com mais de 60 anos está crescendo não só na nossa cidade, mas no mundo inteiro. "A determinação do prefeito é que aqui em Uberlândia essas pessoas tenham dignidade e locais onde possam praticar suas atividades", enfatizou a secretária.

 

Cursos profissionalizantes capacitam milhares de pessoas

 

           Em 2009 a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho ampliou e muito o número de vagas oferecidas em cursos profissionalizantes. Foram 7.316, contra 4.515 em 2008. "Capacitamos milhares de pessoas, e temos certeza que elas estarão mais preparadas para enfrentar o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo. A inclusão social se dá através do trabalho", afirmou Iracema Barbosa Marques.


           Os cursos foram oferecidos nos BemSocial Centros Profissionalizantes dos bairros Lagoinha e Planalto, nos BemSocial Ônibus Itinerantes e na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).


           No BemSocial Centro Profissionalizante Planalto, referência na área automotiva, as pessoas com mais de 16 anos podem fazer os cursos de mecânica automotiva, repintura automotiva, funilaria, informática básica, departamento pessoal e capacitação para o 1º emprego.


Dona Florípedes Amorim, de 68 anos, recebeu o certificado de conclusão do curso de repintura automotiva neste fim de ano. Ela escolheu o curso, para ajudar o filho na oficina. "Já sei trabalhar com funilaria e mecânica e agora sou profissional em repintura também", contou.


O BemSocial Centro Profissionalizante Lagoinha, oferece os cursos de costura industrial, malharia, modelagem, bordado em pedraria, bordado à máquina, informática básica, cozinha básica, decoração artística de bolos, tortas e salgados, rasteirinhas, conserto de calçados, sapataria industrial, bolsas e cintos esportivos, bolsas bordadas em pedraria, pastas, mochilas escolares e sacolas para viagem, capacitação para o 1º emprego e departamento pessoal.


A moradora do bairro Santa Mônica, Priscila Serafim de Oliveira, escolheu o curso de modelagem e pretende montar seu próprio negócio. "Eu já costurava, mas não tinha nenhum curso. Aprendi todas as técnicas que vão me ajudar a ganhar meu dinheiro", disse.


A cidade ganhou também em 2009, mais um BemSocial Ônibus Meu Ofício,  entregue no mês de agosto, no bairro Canaã. O terceiro ônibus oferece curso de informática básica. "O BemSocial Meu Ofício III foi equipado com 18 computadores para atender a população com o curso de Informática. Ele já percorreu vários bairros e muita gente liga aqui na Secretaria dando sugestões de bairros", contou a secretária Iracema Barbosa Marques.


Nos BemSocial Ônibus Meu Ofício I e II são oferecidos os cursos de Bordado em Pedraria, Manicure e Pedicure e Capacitação para o 1º Emprego.


Jovens e adultos também recebem capacitação profissional na FADE, com cursos de Montagem e Manutenção de Computadores, Vendas e Negociação, Atendimento Pessoal e Telemarketing, Técnicas Logísticas, Rotinas Trabalhistas, Redação Técnica, Informática Básica, Assistente Administrativo, Gestão de Pessoas e Liderança.

 

Metas para 2010

          

           Para o próximo ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho já definiu novas metas. "Queremos até o fim de 2010 implantar mais dois BemSocial Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (NAICA) e mais dois BemSocial Casa da Família, que vão levar o atendimento descentralizado a mais dois bairros da cidade. Em fevereiro, vamos inaugurar o terceiro Conselho Tutelar", adiantou a secretária.


           O projeto piloto do Cozinha Comunitária será implantado no bairro Lagoinha. "Vamos oferecer cursos na área de culinária e também na de hotelaria", contou Iracema Barbosa Marques.


Novas parcerias estão sendo firmadas com outras empresas e instituições para ampliar o número de vagas de cursos profissionalizantes. "Com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (SINDUSCON-TAP) vamos oferecer cursos voltados para a construção civil. Temos conversado com outros parceiros para ampliarmos o atendimento. Também estamos buscando recursos para implantar mais um BemSocial Cursos Profissionalizantes em Uberlândia", concluiu a secretária Iracema Barbosa Marques.

 

Rafael Guimarães

Secom PMU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.