sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Domingo Eco-Legal - Instituto Ipê Cultural promove café da manhã em bairro de Uberlândia

Instituto Ipê Cultural promove café da manhã em bairro de Uberlândia

 

Na busca pela conscientização ambiental e cultural, o Instituto Ipê Cultural promove o "Domingo Eco-Legal", neste domingo (6) a partir das 8h no Jardins Barcelona. Os participantes conhecerão o projeto "Recicla Cerrado", o campeão nacional do prêmio Eco-PET, de São Paulo, na categoria artesanato. 

 

"É uma satisfação repassar para outras pessoas o que fazemos. Assim plantamos sementinhas para serem colhidas no futuro e, quem sabe, construírmos uma sociedade mais consciente", afirma Antônio Pedro, diretor do Instituto Ipê.

 

O café da manhã começa às 8h. Logo após começa a oficina de brinquedos com materiais recicláveis. "Esta iniciativa é para toda a família. Vamos ensinar como fazer brinquedos e outros utensílios com papel, metal, vidro e plástico", disse Antônio.

 

Projeto "Recicla Cerrado"

 

O Instituto Ipê Cultural decidiu destacar o sentido ecológico do lixo seletivo e readequar a logística da coleta em Uberlândia (MG), além de elevar os catadores à condição de artesãos.

O resultado foi a criação, há seis meses, da Oficina de Reciclagem, realizada na sede do Instituto Ipê Cultural. Com carga horária diária de oito horas e duração de sete meses, o curso é ministrado pela artista plástica Adriana Honório. "Além de transformá-los em artesãos, garantimos capacitação, tratamento odontológico, corte de cabelo, estudo e atendimento com psicólogos e nutricionista", explicou o diretor do Ipê Cultural.

O artesanato produzido pode ser adquirido pelo reciclard. Um cartão que a pessoa recebe ao fazer a doação de garrafa PET, matéria-prima do projeto. É chamada moeda verde.

Só nos últimos 15 dias, o Instituto recebeu duas mil garrafas PETs. Mais de mil produtos já foram trocados por reciclards e adquiridos para uso. Hoje 11 artesãos participam do projeto que tem o apoio da Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos, a ARCA, e é uma extensão do Projeto Animais do Cerrado, que conta com uma coleção de camisetas, desenvolvida sob os conceitos de Cultura Verde e tendo como matéria prima o PET reciclado.

Serviço

Domingo Eco-Legal - Jardins Barcelona

Horário: 8h às 11h

Endereço: Av dos Jardins 250, Nova Uberlândia.

*Cada um deverá levar o seu próprio material reciclável.

 

Lead Comunicação 
www.leadcomunicacao.com.br

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.