terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Ações contribuem para o desenvolvimento e preservação do meio ambiente em Uberlândia

            Este ano foi um ano de mudanças para a Secretaria de Meio Ambiente, que foi desmembrada da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente. "Todos os nossos colaboradores se envolveram nessa transição e conseguimos realizar uma ótimo trabalho", disse a secretária de Meio Ambiente, Raquel Mendes.


            Uma das ações da Secretaria foi a recuperação do Parque Santa Luzia. "Iniciamos o serviço de limpeza, a recuperação do alambrado e fizemos uma grande obra de drenagem", ressaltou a secretária.


            Mais uma etapa do Parque Linear do Rio Uberabinha, foi iniciada e será entregue em 2010. Em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Polícia Federal (PF), foram plantadas 510 mudas de espécies nativas às margens do rio. "Em janeiro entregaremos a margem esquerda entre as avenidas Getulio Vargas e Brigadeiro Sampaio, totalmente revitalizada e arborizada", explicou Raquel Mendes.


            Em parceria com  a Secretaria de Educação foi feito no Parque Vitorio Siquieroli o plantio de 220 mudas de espécies nativas em parceira com a Secretaria de Educação. "Mais de 40 mil pessoas visitaram o local e receberam orientações e informações sobre meio ambiente. Isso faz parte do nosso projeto de educação ambiental".


Só este ano, foram doadas mais de 38 mil mudas. "As doações foram feitas pelo Disque Árvore, em eventos apoiados pela Prefeitura de Uberlândia e diretamente no Horto", destacou a secretária.


            Em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, foram plantados mais de 40 mil metros quadrados de grama em praças e canteiros centrais. "Além disso, fizemos a parte de arborização de praças e jardins em toda a cidade. Alguns exemplos são os canteiros centrais das avenidas Anselmo Alves dos Santos e Rondon Pacheco", disse Raquel Mendes.


            A patrulha ambiental realizou um intenso trabalho de fiscalização e coibiu infrações ambientais e sonoras. "Em 2009 atendemos a mais de 5200 chamados. Pelos telefones  0800-940-1133 tiramos dúvidas e ajudamos a população. Em parceria com a Polícia Militar e Settran fizemos blitz em alguns locais onde havia reclamação de som alto. Além disso, autuamos empresas que descumpriam a legislação ambiental", esclareceu a secretária.


            Para 2010 a Secretaria de Meio Ambiente vai intensificar algumas ações. "Neste ano estabelecemos metas claras e objetivas para o próximo ano. Queremos investir nos parques lineares, iniciar mais uma etapa do parque do Rio Uberabinha e criar os parques dos córregos da cidade", finalizou Raquel Mendes.  

 

Rafael Guimarães

Secom PMU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.