quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Uberlândia receberá prêmio por oferecer o melhor transporte do Brasil

            Uberlândia receberá o troféu do Mérito Municipalista pelo Projeto Melhor Transporte do Brasil. A entrega do prêmio será durante o IV Seminário Internacional Sobre Federalismo e Desenvolvimento, que acontece nos dias 19 e 20 de outubro no Quality Lake Side Hotel, em Brasília, DF.

            O troféu é oferecido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), com o apoio da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República (SAF), para destacar ações dos municípios, personalidades e representantes de organizações públicas e privadas, que contribuíram para o fortalecimento do municipalismo e a qualidade de vida nas cidades.

            Para o secretário de Trânsito e Transporte, Paulo Sérgio Ferreira, o prêmio demonstra que o trabalho realizado em Uberlândia é sério, e considerado exemplo no restante do País. "Reestruramos o transporte coletivo e conseguimos ser a primeira cidade brasileira com 100% de ônibus adaptados e uma frota com seis meses de uso. Os nossos ônibus são mais novos que os de Belo Horizonte (4,2 anos), Betim (9,5 anos), Campinas (4 anos) e Ribeirão Preto (3,6 anos)", destacou o secretário.

            As mudanças começaram com o processo de licitação, que escolheu três novas empresas. "Dividimos a cidade em três lotes, em vez de dois e exigimos das atuais empresas que elas tivessem experiência em linhas urbanas, em sistema de bilhetagem eletrônica, em operação de corredores, veículos acessíveis, disponibilidade de veículos, certificado ISO – 9001: 2000, prazo para início de operação e reduzida idade média da frota", esclareceu o prefeito Odelmo Leão.

            Para modernizar o sistema foi disponibilizado a todo usuário, via internet ou celular, o GEOSIT, um sistema que permite acompanhar o trajeto da frota em tempo real por meio do portal da Prefeitura de Uberlândia. "O usuário escolhe a rota e a figura de um ônibus indica o ponto onde o veículo está no momento do acesso. É possível acompanhar o deslocamento dos 395 ônibus, já que todos estão equipados com GPS", explicou o secretário.

Agora, a Secretaria de Trânsito e Transportes realiza uma pesquisa, que vai abranger todas as linhas de ônibus.  "Com isso poderemos redimensionar os trajetos e horários de ônibus", disse o prefeito Odelmo Leão.

A Prefeitura de Uberlândia vai expandir o sistema de corredores para outros pontos da cidade. "Esperamos que nos próximos três anos possamos construir mais quatro novos corredores, no modelo do corredor da João Naves, além de terminais de ônibus. Com isso, estamos cumprindo um compromisso de governo com a população", concluiu o prefeito Odelmo Leão.

Outras cidades do País também serão premiadas em diversos segmentos. Algumas delas são: Campinas (SP), com o projeto Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia; Porto Alegre (RS) na área Sócio-ambiental; Palmas (TO) no segmento de Cultura e Cidadania, entre outras.

 

Informações: www.abm.org.br

 

 

Raffael Guimarães / Secom PMU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.