sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Instituto Ipê inaugura ponto de troca de recicláveis

Novo posto irá facilitar o descarte correto dos materiais 

 

O Instituto Ipê Cultural, associação uberlandense que investe em cultura e meio ambiente, inaugura ponto de troca de materiais recicláveis nesta segunda-feira (17), no Duma Auto Posto, em Uberlândia (MG). No local será recolhido qualquer tipo de objeto que possa ser reciclado como papel, garrafas pet, metal e vidro.

 

Cada garrafa pet equivale a um ponto trocado por um "reciclacard". De acordo com a quantidade de pontos contabilizados, as pessoas podem trocar por vários produtos como abajures, puffs, mandalas, vassouras, bolsas, sacolas e a camiseta que tem como matéria-prima o PET reciclado.

 

"A Oficina de Reciclagem é voltada para a produção de derivados da garrafa plástica, mas recolhemos todo o tipo de utensílio para darmos o destino certo e evitar que poluía o meio ambiente", explica Antônio Pedro, diretor do Instituto Ipê Cultural.

 

Além de realizar a troca, os visitantes poderão conferir várias peças decorativas produzidas pela equipe da Oficina de Reciclagem. Estarão expostos materiais como objetos de arte feitos a partir de CDs reutilizados, garrafas e vasos decorados, jogo americano e vassouras de garrafa pet, entre outros. As peças foram confeccionadas por ex-catadores de lixo, hoje considerados agentes ambientais, sob a coordenação da artista plástica Adriana Honório.

 

Projeto "Recicla Cerrado"


Com a intenção de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, o Instituto Ipê Cultural decidiu destacar o sentido ecológico da atividade e readequar a logística da coleta seletiva, além de elevar os "catadores do lixo" à condição de artesãos.

"Nossa luta é fazer com que a população cultive novos hábitos e ainda poupar o catador de um trabalho desumano, de puxar carrinhos pesados como um animal. Quem antes catava, agora seleciona o lixo e transforma-o em objetos úteis", ressalta o diretor.

O resultado foi a criação, há três meses, da Oficina de Reciclagem, realizada na sede do Instituto Ipê Cultural. Com carga horária diária de oito horas e duração de sete meses, o curso é ministrado pela artista plástica Adriana Honório que, recentemente, participou de um treinamento exclusivo com a artesã Miriam Mitsuko Utsumi, em São Paulo. 

O projeto tem o apoio da Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos (ARCA) e é uma extensão do Projeto Animais do Cerrado, que conta com uma coleção de camisetas, desenvolvida sob os conceitos de Cultura Verde e tendo como matéria-prima o PET reciclado.

 

Ponto de Troca

Duma Auto Posto – Rua Tupaciguara, 646 - B. Aparecida

 

Serviço Público

Nesta segunda-feira (17), a equipe do Ipê Cultural estará no Duma Auto Posto para a troca de materiais recicláveis por reciclacards. A troca pode ser feita no horário comercial.

 

Adriana Lima / Lead Comunicação

www.leadcomunicacao.com.br



--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.