quarta-feira, 29 de julho de 2009

Verduras, legumes e frutas fresquinhas direto da horta comunitária

Verduras, legumes e frutas fresquinhas, são colhidas nas 32 hortas comunitárias de Uberlândia. E o melhor: sem agrotóxico. O Programa Hortas Comunitárias e Escolares da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento tem beneficiado escolas públicas, centros de formação e amparo ao menor, entidades assistenciais e associações de bairros. As hortas recebem assistência para o preparo do solo, insumos agrícolas, sementes, calcário e adubos. "Temos um veículo que vai ao local com técnico de agricultura e um ajudante para fazer uma avaliação técnica da viabilidade da implantação da horta e realizar o trabalho, mas a mão de obra voluntária de cada instituição é que mantém as hortas" explicou Carlos Antônio Silva, superintendente da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), parceira do programa.

O projeto foi criado para melhorar a qualidade da merenda, aumentar a oferta e a variedade de alimentos, além de levar conhecimento à comunidade e tem dado certo.

A assistente administrativa do Programa de Saúde da Família do bairro São Jorge, Patrícia Aparecida Zuza se orgulha da horta do local. "Plantamos de tudo. Temos alface, e couve, mostarda, pimenta, chicória, rúcula, mandioca, jiló, entre outras hortaliças. É bom ter uma horta no local de trabalho e saber o que comemos", ressaltou.     

A paciente Marilza Ferreira da Silva, disse que a horta faz parte da alimentação até mesmo dos que não consultam no local. "É um beneficio para toda a comunidade. Já levei pra casa alface e cebolinha e meu marido sempre vem para capinar e adubar quando precisa. Muitos aqui são parceiros. O melhor de tudo é que a gente não precisa pagar pelos alimentos".

Para fazer parte do programa, a escola ou entidade interessada deve procurar a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, das 12h às 17h, para que seja feita uma avaliação técnica da viabilidade da instalação da horta. As inscrições são feitas durante todo o ano.

 

Alitéia Milagre

Secom PMU




--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.