domingo, 21 de junho de 2009

Cuidados no consumo de alimentos típicos podem evitar intoxicação

Desde o inicio do mês, fiscais da vigilância sanitária fiscalizam os estabelecimento da cidade e orientam os comerciantes no armazenamento correto dos alimentos típicos das festas juninas, principalmente os grãos, que devem ser guardados em local seco para evitar a proliferação de fungos.

De acordo com a Coordenadora de Vigilância de Alimentos, Andréa Oliveira Borges Botelho, é preciso que o consumidor fique atento na hora de comprar os ingredientes e quando consumir algum prato típico nas festas juninas. "O consumidor deve observar as condições de higiene do local que serve o alimento, se as pessoas que manuseiam o produto estão adequadamente vestidas e com luvas e toucas", explica a coordenadora.

            Andréa Oliveira lembra ainda que o consumidor deve pedir informações sobre o preparo e armazenamento do produto. "É importante saber se o alimento está sendo guardado em temperatura adequada, principalmente os caldos", alerta a coordenadora.

            Outra recomendação da vigilância de alimentos é se atentar ao local onde o alimento é servido e evitar o consumo em pratos, talheres e copos que não sejam descartáveis. De acordo com a coordenadora, nem sempre é possível fazer a limpeza correta desses utensílios em uma festa para várias pessoas, por isso, a vigilância sanitária exige a utilização de materiais descartáveis. "Com esses cuidados é possível que o consumidor evite as temidas intoxicações alimentares, resultado de uma reação à comida ou à água contaminadas durante o preparo, manipulação ou armazenamento dos alimentos", finalizou Andréa Borges.

 

Jornalista: Rafael Guimarães

Secom PMU



--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.